sábado, 12 de maio de 2007

Spam

Spam é uma mensagem electrónica não-solicitada enviada em massa.
Por outras palavras, Spam entende-se por uma mensagem electrónica com fins publicitários, de forma excessiva e abusiva, que diariamente enche a nossa caixa de correio electrónica. A sua finalidade é propor coisas “obviamente” legítimas e necessárias como por exemplo produtos para aumentar ou de certa forma diminuir certas partes do corpo ou métodos de fazer dinheiro facilmente.
A palavra Spam nasceu num episódio de uma série estrangeira dos Monty Pyton, num episódio em que um grupo de Vikings entra num bar, e de uma forma repetida e exagerada pede uma lata de presunto Americana de seu nome Spam. O que eventualmente existe de comum entre o Spam dessa série e o Spam existente todos os dias nas caixas de correio electrónicas de todos nós é o exagero e a insistência, o que actualmente não dá vontade de rir absolutamente nenhuma.
O spam é um problema sério de segurança, pois pode ser usado para transmitir Cavalos de Tróia, vírus, worms, spywares e ataques de phishing direccionados.
O principal procedimento técnico contra Spam é os filtros que são programas de bloqueio que podem ser actualizados com padrões próprios de busca elaborados pelo próprio ulitizador. Conforme esses padrões de busca os filtros baseiam-se na ideia de analisar o texto da mensagem electrónica, a fim de obter a probabilidade de ela ser ou não um Spam, e uma vez identificada a mensagem pode ser apagada ou movida para um local à parte, automaticamente. Este anti-spam contém também uma desvantagem, que é a possibilidade do filtro julgar como sendo um Spam uma mensagem importante que coincidentemente tinha padrões idênticos aos definidos pelo utilizador.
Se o intuito do Spam é interferir no normal funcionamento de um sistema informático, poderá ser considerado crime de sabotagem informática, punido com pena de prisão.

1 comentário:

Anónimo disse...

Spam Spam Spam Spam Spam Spam Spam'

...A cOisa irritante'


=)

Viva aO grupO B'
lOoOl

BzzU