sábado, 12 de maio de 2007

Pirataria



A pirataria é, essencialmente, a cópia e distribuição ilegal de conteúdos protegidos pelos direitos de autor como por exemplo de músicas, filmes, jogos, etc.
Esta prática é nociva pois dará fim a cultura artística musical, literária, informática e científica se continuar a aumentar no ritmo acelerado de hoje, uma vez que, são violados direitos de autor e os artistas não recebem o mérito que deviam.

Existem 4 tipos de pirataria. São eles:
- Pirataria Individual é a troca de programas entre amigos ou colegas;
- Pirataria Corporativa é quando são cópias ilegais de software (sem respeitar a Licença de Uso), em PC’s dentro de Organizações.
- Distribuição em redes locais é quando muitos programas são comercializados para utilização em redes locais, casos em que a documentação que acompanha o software descreve as formas de instalação, de uso e o número de usuários permitido. Isto pode causar uma violação do Direito do Autor sobre a utilização de versões monousuários em ambientes de rede ou a permissão de acesso aos terminais, em quantidade maior do que a quantidade licenciada.
- Revenda é quando se copia integralmente o software e depois o vendem a um preço reduzido. Também quando se grava cópias ilegais nos discos rígidos dos computadores, oferecendo este software pirata como uma "gentileza" na compra do hardware.

Podem também haver várias formas de prática deste crime, das quais são exemplos:
- Cópias irregulares
A cópia irregular é quando uma pessoa replica indevidamente um software original.
- Software pré-instalado no disco rígido
Aí tem que se ter muito cuidado. Há PC´s que não têm os CD´s dos softwares que estão instalados no computador. É no caso dos S.O ou de antivírus que quando se formata o disco, não tem logo o CD para instalar. As pessoas que vendem os computadores instalam os programas, mas não dão os CD´s. Eles ficam com eles para colocarem o software para todas as máquinas para venda.
- Falsificação
É a pirataria de software em grande escala, em que o software reproduzido é depois redistribuído de forma a imitar o produto original. Temos que estar atentos para o preço praticado no mercado, até porque "software de custo baixo, é software pirateado" e pode vir o software sem discos para instalar!

Partilha de ficheiros (P2P):
Nem tudo o que partilha nas redes P2P é ilegal.
Todo o material original e não protegido por Direitos de Autor, (freeware por exemplo), é material que pode ser partilhado nestas redes de troca de ficheiros.
O problema com este tipo de redes é que a maior parte do material ali disponível, são ficheiros protegidos por lei.
Assim, quando efectua o download de um ficheiro de música ou software que gosta, ou quando disponibiliza um destes ficheiros para outros descarregarem, está a cometer um crime.Nestas redes existe ainda o perigo de estar a efectuar o download de material cujo conteúdo desconhece, e de estar a descarregar um ficheiro infectado com spyware ou com um qualquer worm que comprometa o seu computador e a sua privacidade.

Sem comentários: