sábado, 12 de maio de 2007

Consequências do abuso sexual para a criança

Existem algumas diferenças relativamente às consequências de abusos em vítimas do sexo masculino e do sexo feminino.
Os rapazes vítimas de abuso sexual correm um maior risco de eles próprios, mais tarde nas suas vidas, se tornarem agressores, imitando os procedimentos de que foram vítimas noutras crianças ou até nos seus próprios filhos.
Independentemente do sexo das vítimas, as consequências imediatas são a vergonha e a perda de confiança. A criança perde a confiança em si própria, no agressor e até nas pessoas do sexo do agressor.
Fisicamente, a vítima poderá apresentar outros sintomas tais como problemas de sono, falta de concentração, dificuldade de relacionamento com outras crianças e distúrbios alimentares, entre outros.
Estas agressões irão reflectir-se nas suas vidas adultas, sendo que as vítimas de situações de abuso apresentam como patologia mais frequente e comum a depressão.
Além desta consequência, é habitual que, na vida adulta de uma vítima de abusos, esta procure o isolamento, apresente dificuldades de relacionamento interpessoal, que se torne agressiva para pessoas do mesmo sexo do agressor e que apresente algumas disfunções sexuais.

Sem comentários: